Esse Natal promete agitar as ruas com mais de 132,9 milhões de consumidores comprando segundo pesquisa da CNDL e SPC Brasil em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Os principais presenteados? Filhos (60%), mães (48%), cônjuges (44%) e irmãos(as) (28%). E, estima-se que 104,6 milhões de pessoas vão às compras se auto presentear!

Em média, serão 4 presentes para terceiros, com ticket médio de R$ 138, movimentando cerca de R$ 74,6 bilhões na economia. As escolhas mais populares são roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).

Quanto aos gastos, 37% pretendem gastar mais, 30% a mesma quantia, e 22% menos do que em 2022. E as lojas físicas continuam na preferência, com 76% dos consumidores optando por compras presenciais, principalmente em lojas de departamento (38%) e shopping centers (31%). Enquanto 50% planejam compras online, representando 81,4 milhões de consumidores.

No contexto online, sites internacionais lideram as preferências, com 65% dos entrevistados optando por eles, seguidos por sites nacionais (55%), lojas de departamento (44%) e classificados online (34%) para compras de presentes. Quanto ao pagamento, PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%) são as principais escolhas dos consumidores.

Fonte: Varejo S.A | https://cndl.org.br/varejosa/vendas-no-natal-2023-devem-movimentar-r-746-bilhoes/