Confira 7 formas para os pequenos negócios adotarem estratégias de planejamento, ferramentas digitais e conteúdo das grandes corporações com pouco ou nenhum recurso


As MPEs (micro e pequenas empresas) enfrentam diariamente o desafio de conquistar a atenção dos consumidores e comercializar os seus produtos ou serviços de forma eficaz com recursos limitados, em meio a concorrentes com orçamentos gordos e um time grande. A boa notícia é que os empreendimentos de pequeno porte podem disputar o mercado sem gastar muito, utilizando as mesmas estratégias e ferramentas das grandes corporações.

Para Mark Lamplugh, especialista em Marketing, as MPEs não precisam se afogar em dívidas para fazer uma boa divulgação do empreendimento. “Ao ter uma estratégia de marketing sólida, um site bem projetado, utilizar as ferramentas do Google e as mídias sociais e o marketing de conteúdo, é possível ‘vender’ efetivamente sua pequena empresa com um orçamento apertado”, afirma. “Lembre-se de que a chave para um marketing de sucesso é consistência, foco e compreensão do seu público-alvo”, ressalta.

Confira algumas táticas e estratégias de Lamplugh que podem ajudá-lo a divulgar efetivamente sua pequena empresa com um orçamento apertado:

Desenvolva uma estratégia de marketing sólida
Antes de começar a implementar qualquer tática de marketing, é crucial ter uma estratégia de marketing sólida em vigor. Parece óbvio, mas muitas empresas ainda “realizam” de improviso suas ações de marketing.

Uma estratégia de marketing sólida envolve:

• Definição de metas de marketing claras: sua estratégia de marketing começa por aqui. Ter metas claras permite alinhar seus esforços de marketing para atingir esses objetivos. Qual é o objetivo do negócio: adquirir novos clientes? Gerenciar a reputação da empresa? Reter os clientes existentes? Ou aumentar o valor médio de compra por cliente?

• Identificação do mercado-alvo: conhecer o seu mercado-alvo é a chave para uma estratégia de marketing eficaz. Considere fatores como renda, idade, localização geográfica, setor e muito mais para definir seu cliente ideal.

• Conheça a concorrência: o cenário empresarial de hoje é bastante competitivo, e por isso, é essencial compreender a concorrência, mesmo que não haja concorrentes diretos. Lembre-se: sempre há alguma forma de concorrência. Identifique quem são seus concorrentes e o que torna seu produto ou serviço único ou superior.

• Encontre um nicho: ter um nicho definido pode lhe dar vantagem competitiva, pois permite que o negócio concentre seus esforços de marketing e domine seu mercado. Então, verifique se há algum segmento de mercado que não está sendo atendido ou que não está sendo bem atendido.

• Desenvolva o conhecimento da marca: o reconhecimento da marca é crucial para o sucesso do seu negócio. Conheça bem as propriedades e potenciais de seus produtos e serviços e encontre meios de destacar esses diferenciais para os clientes.

• Construa a credibilidade: a credibilidade é vital para atrair e reter clientes. Na prática, sua empresa precisa conquistar a confiança dos consumidores, ou seja, mostrar que entregará o que promete. Construa a credibilidade oferecendo apresentações gratuitas ou amostras dos produtos.

• Mantenha a consistência: seja coerente e consistente com os valores e compromissos do negócio, o que inclui a aparência dos materiais, a mensagem que transmite, o nível de atendimento ao cliente e a qualidade do produto.

• Mantenha o foco: o foco permite a utilização mais eficaz dos recursos, como tempo e dinheiro. Sua empresa terá melhores resultados se promover um único produto para um mercado-alvo estritamente definido, durante um período contínuo. Ou seja, não saia atirando para todos os lados.

Site envolvente
Em plena era digital, o site comercial é fundamental para alcançar os consumidores, pois é nada mais que um ‘folheto on-line’ da empresa. A função principal do site é educar os clientes sobre o que a empresa comercializa e oferecer razões para eles comprarem dela.

Os CMS (Sistemas de gerenciamento de conteúdo), como o Wix ou WordPress, facilitam a criação de sites, permitindo a construção de sites com aparência profissional sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Também inclui práticas recomendadas de SEO (Otimização de Mecanismos de Pesquisa) e suporte para dispositivos móveis.

O SEO segue sendo vital para o site ter boa visibilidade em mecanismos de pesquisa, como o Google. Incorpore o SEO no design e no conteúdo do site, e aumente suas chances de atrair clientes em potencial.

E, por último, não se esqueça dos dispositivos móveis. À medida que mais pessoas usam seus celulares para acessar a Internet, torna-se crucial garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis. Certifique-se de que seu site funcione corretamente em celulares e tablets para uma melhor experiência do usuário.

Aproveite as opções de marketing do Google
O Google oferece uma infinidade de opções de marketing para pequenas empresas – do SEM (Search Engine Marketing) ao Google Meu Negócio –, que ajudam as MPEs a alcançar o público-alvo a um custo razoável.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite às empresas gerenciar sua presença on-line no Google, incluindo a Pesquisa e o Maps. Ao fornecer informações precisas sobre o seu negócio, você pode alcançar mais clientes e se destacar da concorrência.

Já o SEM permite às empresas anunciar seus produtos ou serviços nos resultados de pesquisas, no entanto, a empresa só paga quando um consumidor interessado em suas ofertas clica em seu anúncio. É uma opção de marketing econômica para pequenas empresas.

Além disso, o Google oferece outros recursos de publicidade que podem beneficiar sua empresa, como Google Ads no Maps e a opção ‘clique para ligar’.

As redes sociais não podem faltar
As redes sociais são poderosas ferramentas de marketing. Ao criar perfis de negócios em plataformas como Instagram e TikTok, as empresas interagem com seu público, aumentam o conhecimento da marca e direcionam tráfego para o site do negócio.

Para escolher a rede social certa, uma vez que cada uma tem a propósitos e públicos diferentes, busque aquela que melhor se alinha ao perfil do seu negócio e público-alvo. Por exemplo, o LinkedIn é ótimo para marketing B2B, enquanto o Instagram pode ser mais adequado para negócios de varejo. O Facebook, por sua vez, possui uma vasta base de usuários, sendo ainda uma plataforma crucial para pequenas empresas. Aqui, poste na página comercial da empresa atualizações, responda comentários e use as suas ferramentas de publicidade.

Ferramentas de gerenciamento de mídia social, como Hootsuite ou Buffer, podem ajudar o seu negócio a agendar postagens, monitorar o envolvimento e gerenciar todas as suas contas de mídia social em um só lugar.

E o bom e velho email marketing?
O marketing por email é uma forma econômica de alcançar seus clientes diretamente e personalizar suas comunicações. Ao enviar atualizações regulares, ofertas promocionais e mensagens personalizadas, você pode construir relacionamentos com seus clientes, aumentar o envolvimento e incentivar novos negócios.

Para isso, é possível usar softwares de e-mail marketing, automatizando suas comunicações e facilitando o envio de mensagens personalizadas, o rastreamento de taxas de abertura e engajamento e a segmentação do público.

Construa uma lista de e-mail e incentive os clientes a se inscreverem, oferecendo descontos, conteúdo exclusivo ou acesso antecipado a novos produtos ou serviços. Além disso, use seu software de email marketing para segmentar seu público e enviar mensagens direcionadas com base em fatores como compras anteriores, comportamento de navegação e informações demográficas.

Use o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a criação e compartilhamento de conteúdo valioso para atrair e envolver um público definido, com o objetivo final de impulsionar ações lucrativas do cliente. Isso pode incluir postagens em blogs, vídeos, podcasts, infográficos, atualizações de mídia social etc.. A chave é criar conteúdo valioso e de alta qualidade que seu público queira ler ou assistir. Isto não só ajuda a atrair e reter um público claramente definido, mas também impulsiona ações lucrativas do cliente.

Atenção: criar ótimo conteúdo é apenas metade da batalha! É preciso ainda promovê-lo, o que pode envolver compartilhamento nas redes sociais, envio para a lista de e-mail e uso do SEO.

De olho nas avaliações dos clientes
As avaliações dos clientes podem desempenhar um papel poderoso em sua estratégia de marketing, uma vez que fornecem um feedback valioso para o seu negócio e, consequentemente, ajudam a construir confiança e credibilidade e influenciam as decisões dos clientes.

Por isso, não só incentive seus clientes a deixar comentários no Google e redes sociais, como facilite este processo. Envie um e-mail solicitando a avaliação, com o link do seu site. Além disso, é bom ofertar um pequeno incentivo para que o consumidor deixe a sua opinião.

Outra medida, é responder às avaliações, tanto positivas quanto negativas, demonstrando que a sua empresa valoriza o feedback do cliente e está comprometido com a sua satisfação. Lembre-se: responda às avaliações de maneira profissional e oportuna.

“Avaliações negativas podem ser prejudiciais, mas também oferecem uma oportunidade de melhoria. Ao receber uma avaliação negativa, responda com calma e profissionalismo e tente resolver o problema. Isso pode transformar uma experiência negativa em positiva e mostrar aos outros clientes que você está comprometido com a satisfação deles”, conclui Mark Lamplugh.

Fonte: https://cndl.org.br/varejosa/como-ter-um-marketing-de-corporacoes-com-orcamento-de-mpes/?city=brasil

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