O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado em 1º de abril, revelou uma queda de 5% nas vendas deste ano durante o período da Páscoa, em comparação com o mesmo período de 2023.

O recuo nas vendas pode ser atribuído, em parte, à celebração da Páscoa no final do mês, de acordo com a análise comparativa dos períodos. A pesquisa contrasta as vendas realizadas de 25 a 31 de março de 2024 com as ocorridas de 3 a 9 de abril do ano anterior.

Houve uma exceção: o setor de chocolates registrou um aumento de 3,8% durante o período analisado. Além disso, os estabelecimentos localizados em shoppings experimentaram um aumento de 4,0% no faturamento, enquanto as chocolaterias de rua viram um crescimento de 3,7%.

Em contrapartida, os supermercados e hipermercados observaram uma queda de 3,9%.

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, comenta: "No ano passado, a Páscoa ocorreu no início do mês, um período tipicamente aquecido para o comércio devido aos depósitos de salários.”

O declínio nas vendas foi observado em todo o país, com o Centro-Oeste apresentando o desempenho mais fraco, registrando uma queda de 8,5%, enquanto o Nordeste teve a menor queda, de 3,5%, de acordo com o ICVA.

Entre os estados, as maiores retrações foram no Paraná (-8,8%) e em Goiás (-8,5%), enquanto as menores foram no Ceará (-2,1%) e Rio de Janeiro (-2,5%). Nenhum estado viu um aumento no faturamento em comparação com 2023.

Um cenário mais desafiador para este ano foi indicado por medidas tomadas pelos varejistas para incentivar os consumidores,, como a possibilidade de dividir as compras de chocolates, azeite, bacalhau e outros alimentos tradicionais do feriado no cartão de crédito, sem juros, em até 10 vezes.

De acordo com dados da empresa de análise para varejo e indústria Scanntech, esses produtos apresentaram um aumento de 41% nos preços no mercado.

Portanto, a análise das vendas durante o período da Páscoa revela não apenas as nuances sazonais do mercado varejista, mas também as complexidades da economia em constante mudança. A queda nas vendas, influenciada pela celebração do feriado em datas distintas entre os anos, especialmente por em 2024 ter caído no final de mês e o aumento significativo nos preços dos produtos tradicionais ressaltam os desafios enfrentados pelos consumidores e varejistas. Em um contexto de incertezas econômicas e variações de demanda, a capacidade de adaptação e inovação se torna fundamental para garantir a competitividade e o sucesso no mercado. A compreensão profunda dessas dinâmicas permite não apenas enfrentar os desafios presentes, mas também antecipar as tendências futuras, proporcionando uma vantagem competitiva sustentável.

Fonte: CNN BRASIL

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