A expectativa para 2024 é que aproximadamente 128 milhões de pessoas presenteie alguém, movimentando cerca de R$40,21 bilhões no comércio e serviços.
A segunda data que mais movimenta o varejo brasileiro está chegando!
O Dia das Mães, e não é difícil perceber o por quê.
Quem não deseja presentear aquela pessoa especial? Pesquisa aponta como o brasileiro está se preparando para gastar nessa data.
Um estudo realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que 78% dos consumidores planejam adquirir ao menos um presente neste período.
A expectativa para 2024 é que aproximadamente 128 milhões de pessoas presenteie alguém, movimentando cerca de R$40,21 bilhões no comércio e serviços.
As mães lideram as preferências, sendo lembradas por 75% dos consumidores, seguidas por esposas, sogras e avós.
Embora 70% dos entrevistados acreditem que os preços dos produtos estejam mais altos este ano em comparação ao anterior.
Isso não parece ser um obstáculo, já que 34% planejam gastar mais.
Perfumes, roupas e cosméticos permanecem na liderança no ranking dos presentes mais procurados
Os produtos campeões de venda no Dia das Mães devem ser roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes(41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%) segundo os dados da CNDL/SPC.
Quanto aos canais de compra, 79% planejam comprar online, 63% via aplicativos, e 20% através do Instagram, uma rede social cada vez mais utilizada para impulsionar as vendas no varejo.
Contudo, as lojas físicas ainda são o local preferido de compra para 74% dos consumidores, com 29% optando por shoppings centers, 15% por shoppings populares, 15% por lojas de departamento, e 14% por lojas de rua.
Pix será a forma de pagamento mais utilizada
O Pix emergiu como a forma de pagamento mais popular, sendo preferido por 41% dos consumidores que optam por pagamentos à vista, seguido pelo cartão de débito (21%).
O consumidor está atento aos preços e cerca de 80% pretendem pesquisar antes de comprar os presentes, principalmente pela internet (80%), seja em sites/aplicativos (66%) ou nas redes sociais (43%).
Apesar do crescimento das compras online, 62% pesquisam os preços sem uso da internet em lojas físicas.
Já os pagamentos a prazo, mencionados por 48% dos entrevistados, destacam o parcelamento no cartão de crédito (29%).
Além de ser uma das melhores datas do ano para movimentar o varejo, o dia das mães também é marcado pelo afeto familiar, com a maioria dos consumidores planejando comemorar em família.
A grande maioria dos consumidores revelou que pretende comemorar com a família.
De acordo com a pesquisa, 44% desejam passar na casa da mãe, 28% na própria casa e 9% pretendem almoçar em restaurantes ou bares.
Pronto para vender muito no dia das mães?
Ainda dá tempo de preparar a sua loja para a data, e se você ainda não sabe o que vender, confira neste artigo a lista atualizada dos produtos mais procurados para o dia das mães.
Fonte: https://www.tray.com.br/escola/dia-das-maes-deve-movimentar-o-varejo/