Neste episódio, Jansen Moreira, fundador e CEO da Incentive.me, startup de tecnologia para gestão de campanhas de incentivo de vendas, contou alguns pontos visando o colaborador
Não há como negar: motivar os vendedores desempenha um papel crucial no sucesso de uma empresa no varejo. Para explorar como os incentivos, prêmios e reconhecimentos podem impulsionar o desempenho dos colaboradores, o Varejo S.A. Podcast bateu um papo com Jansen Moreira, fundador e CEO da incentive.me, uma startup de tecnologia para gestão de campanhas de incentivo de vendas.
O especialista destaca que os prêmios e incentivos desempenham um papel significativo na motivação dos vendedores. Segundo uma pesquisa norte-americana citada por Jansen, “o dinheiro é o prêmio mais desejado pelos vendedores, seguido por um dia de folga e vales, como ingressos ou descontos para eventos.” No entanto, ele ressalta que não são apenas os prêmios financeiros que motivam, e sim a aplicação estratégica dos incentivos.
A personalização dos incentivos de acordo com o perfil e as necessidades individuais dos vendedores é fundamental para o sucesso das campanhas de motivação.”Dentro da loja, temos vendedores que estão bem e outros que estão mal”, explica Jansen. “Precisamos indicar o remédio certo para a pessoa correta. Não existe um único remédio que funcione para todos”, completa.
Além disso, Jansen enfatiza a importância de utilizar dados na definição das metas e dos prêmios de incentivo. “Para usar metas, é necessário estar orientado a dados”, afirma ele. Ao analisar dados de desempenho e comportamento dos vendedores, as empresas podem criar estratégias mais eficazes e direcionadas, aumentando o engajamento e a produtividade da equipe de vendas.
Quer conferir o bate-papo completo e aprender estratégias para motivar os vendedores? Assista no YouTube ou escute o episódio do Varejo S.A Podcast no seu tocador preferido.