Dia dos Namorados: como impulsionar as vendas na data mais romântica do varejo
O Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa mais importante, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Com o clima de romance no ar, as pessoas certamente sairão para comemorar e trocar presentes. Seu comércio não pode perder essa grande oportunidade.
Prepare-se!
Além das ações no ponto de venda, é essencial focar nas oportunidades de vendas online. Se ainda não planejou vender pela internet, a hora é agora. As pessoas estão cada vez mais receptivas às compras em lojas virtuais devido à comodidade e praticidade que essa modalidade oferece.
Preste atenção às dicas a seguir para aumentar suas vendas e comece a implementar as mudanças que deixarão sua loja pronta para ampliar os resultados:
Já pensou em envolver seus clientes em uma ação especial para o Dia dos Namorados? Envolva-os criando e distribuindo conteúdos temáticos interessantes, relevantes e conectados com a necessidade do momento. Utilize plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, WhatsApp e Telegram em suas campanhas para alcançar seu público de forma econômica e eficaz.
1- Prepare com atenção seu espaço físico!
O Dia dos Namorados é uma fonte inesgotável de inspiração. Traga esse clima de romance para a sua loja!
É preciso se comunicar de maneira eficaz, atraindo clientes por meio de estratégias de propaganda e marketing. As instalações devem ser acolhedoras, e o atendimento deve focar no bem-estar do cliente.
Reestruture seu ponto de venda para incorporar o clima de romance do Dia dos Namorados. Crie um espaço físico que ofereça experiências de compra satisfatórias e soluções versáteis para os consumidores.
2- Foque nos benefícios de seus produtos
A concorrência por preços não é uma estratégia ideal, mas pode ser amenizada quando seu negócio demonstra o valor agregado de seus produtos. Inove, use a criatividade e mostre como sua marca pode atender e resolver as necessidades e desejos dos clientes por meio dos benefícios que oferece.
Prepare bem sua equipe, desenvolvendo competências para oferecer um atendimento qualificado e a capacidade de realizar vendas consultivas. Nesse modelo, o foco é ajudar o cliente a tomar decisões informadas, transformando o vendedor em um especialista cujo atendimento complementa o valor do produto.
Essa prática melhora e potencializa a experiência do cliente ao entender suas necessidades, expectativas e desejos, possibilitando o aumento do tíquete médio e dos itens por compra. Um cliente satisfeito compra mais e tende a recomendar a empresa para parentes e amigos.
3- Disponibilize vantagens
Aproveite esta estratégia para gerar contato e estimular vendas futuras adicionais. Afinal, é sempre bom incentivar o cliente a retornar à sua loja e tornar-se um consumidor fiel. Confira as dicas abaixo:
Crie promoções que incentivem o retorno do cliente. Que tal oferecer um cupom de desconto para a próxima compra? Além de estimular o cliente a voltar ao ponto de venda, isso serve como um excelente gancho para sua equipe trabalhar o pós-venda e promover novas compras.
Ao lembrar seu cliente sobre o cupom de desconto, faça-o de maneira criativa. Que tal enviar sugestões de compras que complementem o produto adquirido? Todos gostam de se sentir especiais, recebendo comunicações personalizadas em vez de simples lembretes de desconto.
Ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor, se aplicável.
Implemente promoções progressivas para impulsionar suas vendas.
Ofereça comodidades, como estacionamento.
Que tal criar uma campanha “presenteie você mesmo” para aqueles clientes que estão solteiros?
4- Preparação
É fundamental planejar para evitar surpresas desagradáveis e maximizar oportunidades de negócio. Esteja atento a esses pontos-chave:
Evite deixar tudo para a última hora! Em geral, os casais começam a procurar o presente ideal cerca de 10 dias antes da data.
Antecipe o planejamento de suas campanhas para garantir que sua marca seja considerada uma excelente opção na hora da compra do presente.
Certifique-se de preparar suas ferramentas e canais de comunicação com os clientes: mantenha seus perfis atualizados, responda rapidamente e interaja proativamente. Isso é essencial para atender às expectativas mínimas dos clientes ao contatá-lo por esses canais.
Procure aumentar o valor médio das compras, garantindo, ao mesmo tempo, uma variedade de opções complementares. As vendas adicionais, que incluem produtos de menor valor, contribuem para elevar os indicadores de valor médio por compra e número de itens por compra, pois mesmo com preços mais baixos, costumam ter margens mais altas.
Dê destaque, tanto em loja física quanto virtual, aos produtos de maior procura.
Sabia que 66% dos brasileiros são ativos nas redes sociais? Dentro desse cenário, há consumidores procurando ativamente produtos e serviços para adquirir online.
Ao antecipar o planejamento das campanhas, manter uma comunicação eficaz e oferecer opções complementares, as empresas podem se posicionar de forma estratégica para atender às expectativas dos clientes e aproveitar as oportunidades de vendas, especialmente em um cenário em que a presença online é cada vez mais significativa.
Fonte: Sebrae