Basta uma rápida passada pelas redes sociais, aplicativos do celular, ou vídeos em sites de streamings para nos depararmos com algum tipo de publicidade.
O excesso de propaganda em plataformas de comércio eletrônico pode representar um desafio significativo para converter vendas online. Quando os consumidores são bombardeados com uma quantidade exagerada de anúncios, inicialmente vistos como uma vantagem por oferecer mais opções, na verdade, podem se sentir frustrados e desencorajados a completar suas compras. Isso pode resultar na perda de confiança nas plataformas online e, consequentemente, em uma queda considerável nas taxas de conversão.
Além disso, o excesso de publicidade pode levar à "overexposição", em que os consumidores passam a ignorar anúncios ou até mesmo desativam notificações sem realmente notá-los, dificultando para as marcas alcançarem seus objetivos de marketing.
A pesquisa "The Empowered Consumer" da Accenture, baseada em um questionário com 19 mil consumidores de 12 países, confirma essa observação. Segundo o estudo, 75% dos entrevistados expressaram insatisfação com a quantidade excessiva de publicidade, levando à desistência de compras por 74% dos consumidores nos últimos três meses de 2023.
O relatório oferece insights valiosos sobre as jornadas de decisão dos consumidores nos setores de varejo, viagens e bens de consumo, destacando a urgência para as marcas utilizarem a IA generativa (GenAI) de forma estratégica para reduzir o excesso de informações na decisão de compra, aumentando assim o engajamento, a fidelidade e as vendas.
A pesquisa revelou que a maioria das pessoas (73%) se sente sobrecarregada com a quantidade de opções disponíveis, enquanto 71% não percebem nenhuma melhoria ou até mesmo notam um aumento no tempo e esforço necessário para tomar decisões de compra. Entre esses números, 41% consideram que se tornou mais difícil decidir, enquanto 30% não percebem mudanças. Por outro lado, 29% acreditam que o processo de decisão agora requer menos tempo e esforço.
O relatório destaca que capacitar os consumidores através de IA generativa, entre outras tecnologias e novos métodos de trabalho, transformará a percepção das pessoas em relação às marcas. Segundo a Accenture, as empresas têm a oportunidade de promover mudanças significativas nas fases de descoberta, conversão e fidelização, reimaginando assim o processo de tomada de decisão, os vínculos com os consumidores e o impacto que exercem em suas vidas. Ser pioneiro nesse movimento será fundamental para as empresas centradas no consumidor que buscam aproveitar o valor da GenAI de maneira ágil e em escala ampla em todas as áreas de seus negócios.
Oliver Wright, diretor-executivo e líder global da Prática da Indústria de Bens de Consumo e Serviços da Accenture, antevê que nos próximos três anos a adoção das tecnologias GenAI pelos consumidores provocará uma reavaliação significativa de como e por que eles fazem suas escolhas de compra, tradições enraizadas ao longo de décadas. Ele afirma: "Os consumidores estão indicando que planejam adotar soluções conversacionais de GenAI para facilitar suas pesquisas e compras de produtos e experiências. Essas ferramentas irão superar as abordagens tradicionais de vendas e marketing que até agora dominaram o cenário de consumo. Esta será possivelmente a maior oportunidade, em memória recente, para empresas de consumo conquistarem ou perderem participação de mercado".
Segundo o relatório, os consumidores estão cada vez mais interessados em maneiras de reduzir sua carga de trabalho, e começam a reconhecer como a GenAI pode assumir parte das tarefas operacionais. A Accenture destacou, após conversas com líderes de diversos setores, que os consumidores estão se preparando para adotar rapidamente orientações alimentadas por IA generativa em larga escala nos próximos dois anos. De fato, metade (51%) dos entrevistados manifestou abertura para utilizar soluções de IA conversacional.
"GenAI tem o potencial de fornecer recomendações altamente pertinentes aos consumidores instantaneamente, seja para um sanduíche que atenda a suas necessidades dietéticas, uma refeição familiar dentro do orçamento semanal, ou cuidados de pele personalizados que realmente correspondam às suas necessidades", acrescentou Wright.
O documento também destaca a importância de abordar os principais processos operacionais de forma integrada e aproveitar a IA generativa para criar valor em larga escala. Por exemplo, empresas inovadoras no setor de viagens estão explorando como a reinvenção do processo de reserva pode servir como um catalisador para desbloquear valor em toda a jornada do viajante.
Emily Weiss, diretora executiva e líder global da Prática da Indústria de Viagens da Accenture, observou: "Planejar uma viagem frequentemente parece um processo fragmentado e exaustivo, à medida que os consumidores lidam com o grande volume de conteúdo e publicidade de marcas e influenciadores concorrentes no setor de viagens. A IA generativa tem o potencial de simplificar, acelerar e enriquecer a experiência de reserva de viagens, oferecendo imagens, áudio e informações, e atuando como um 'influenciador de viagens' que proporciona recomendações personalizadas em tempo real. Isso ajuda os consumidores a se sentirem mais confiantes, informados e envolvidos. Além disso, pode colaborar de forma criativa com os profissionais de marketing de viagens no design, pesquisa e criação de conteúdo, facilitando um marketing mais direcionado e intuitivo para que os consumidores possam dedicar mais tempo à experiência em si. No entanto, à medida que a adoção da tecnologia GenAI cresce, é importante que as empresas explorem seus diferenciais competitivos, pois as experiências podem começar a se assemelhar entre as diversas marcas.”
Dominar os princípios fundamentais ainda representa um desafio na criação de experiências de compra que incentivem a fidelidade dos consumidores. A pesquisa revelou que, enquanto seis em cada dez (62%) consumidores encontram alguma parte da experiência de compra agradável ou emocionante, uma proporção igualmente significativa (63%) experimentou frustração e decepção devido à falta de disponibilidade dos produtos desejados.
Jill Standish, diretora-executiva e líder global da Prática de Varejo da Accenture, enfatizou: “No que diz respeito à inspiração e descoberta de produtos, os consumidores estão buscando interações mais naturais, conversacionais e humanizadas. A GenAI proporciona a oportunidade de integrar toda a jornada de compra — desde a inspiração inicial até a finalização da transação — como parte de uma conversa contínua e fluida. Para os varejistas, a GenAI representa a capacidade de manter os consumidores engajados em sua experiência de marca, oferecendo recomendações de produtos disponíveis para compra imediata, além de aproveitar dados para aprimorar programas de fidelidade e oportunidades de vendas adicionais.”
Portanto, a evolução tecnológica está redefinindo as expectativas dos consumidores e as estratégias das empresas em todos os setores. À medida que a IA generativa e outras inovações continuam a transformar a maneira como interagimos com marcas e produtos, é essencial que as empresas adotem uma abordagem centrada no consumidor, focada na personalização e na simplificação da jornada de compra. Aqueles que conseguirem integrar essas tecnologias de forma eficaz não apenas melhorarão a experiência do cliente, mas também fortalecerão sua competitividade e capacidade de capturar valor no mercado dinâmico de hoje.
Fonte: Estadão