Estudo de RD Station também revela que 55% das equipes de marketing de empresas de Ecommerce afirmaram usar IA em seus negócios.

A RD Station, empresa de soluções de tecnologia para marketing digital e vendas, publica mais uma extensão da sua pesquisa anual Panorama de Marketing e Vendas e revela um cenário desafiador para o Ecommerce nacional: menos da metade das empresas do setor conseguiu atingir suas metas de vendas e marketing no último ano. O estudo aponta que apenas 25% das empresas bateram os objetivos de vendas e em relação ao marketing, somente 34% conseguiram, o que leva a considerar uma possível falta de processos e análises bem definidos nesses dois quesitos e de investimentos em estratégias de atração, conversão e relacionamento para os resultados serem alcançados.

Diante desse cenário e da vasta oportunidade que o segmento apresenta, 76% dos times de Ecommerce têm apostado nas redes sociais como principal estratégia de marketing digital, seguido por mídia paga, 72%, e marketing de conteúdo, 60%. Os números mostram a importância do uso dos múltiplos canais de marketing para suprir as duas principais dores do setor, que conforme o Panorama, são em 35% para aumento ou engajamento de leads e 12% criar ofertas e conteúdos que conversam com público. O estudo também indicou que 89% dos Ecommerces estão fazendo ações de inbound marketing.

“Apesar dos desafios, temos um futuro promissor no Brasil. Mesmo com poucas empresas tendo atingido suas metas, percebemos um crescente apetite por inovação e uma busca constante por estratégias mais eficazes. Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação digital sem precedentes, e o comércio eletrônico tem sido um dos grandes protagonistas dessa revolução”, afirma Nicolas Beschoren, Diretor de Produto para Ecommerce da RD Station.

IA segue presente

O levantamento da RD Station também revela que 55% das equipes de marketing em Ecommerce afirmaram usar IA em seus negócios. As principais frentes para o uso de IA são de criação de conteúdo, 45%; personalização de campanhas, 29%; e planejamento, 22%. No entanto, somente 12% aproveita para analisar dados e relatórios, o que tem sido uma das principais dores no setor.

Como em quase todo o mercado, IA aplicada à estratégia continua em alta e faz parte das principais tendências de marketing, segundo times de Ecommerce. E conhecer tendências é fundamental para a operação dos negócios. O Panorama, mostra que, para o próximo ano, 53% vão continuar com IA para ter mais produtividade; 46% com vendas nas redes sociais e 39% apostarão em conteúdo audiovisual.

Apesar da IA auxiliar nas demandas, é fundamental para Ecommerces e lojas virtuais menores terem rotinas de análise de dados, para que o time de marketing consiga produzir relatórios e observar a evolução das campanhas. O levantamento diz que 47% das empresas contam com uma ou mais pessoas no time com foco em análise e 35% não possuem ninguém.

“Aqui pela RD Station, vemos de perto que o mercado no Brasil tem mostrado seu verdadeiro potencial. A personalização e experiência ao cliente, somada à inteligência artificial, são alguns dos principais drivers do Ecommerce que farão o Brasil estar na vanguarda. O futuro é muito empolgante”, complementa Beschoren.

Sobre os Panoramas de Marketing e Vendas

Os Panoramas de Marketing e Vendas 2024 são estudos realizados pela RD Station com o apoio da TOTVS, Exact Sales e Lexos, sobre o cenário brasileiro de marketing e vendas. Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais das áreas – 1.827 de Marketing e 1.484 de Vendas – e analisados bilhões de dados das ferramentas RD Station Marketing e RD Station CRM, tornando os Panoramas o maior estudo nacional do setor. Além disso, as pesquisas também trazem dicas práticas, servindo como um guia estratégico para a evolução das empresas.


Fonte: https://cndl.org.br/varejosa/ecommerce-brasileiro-atingiu-apenas-25-das-metas-de-vendas-em-2023-segundo-pesquisa/?city=brasil