Inteligência Artificial é ferramenta crucial para a sobrevivência de empresas no mercado e requisitada por consumidores pela melhora no serviço.
De acordo com estudo realizado pela Central do Varejo no segundo trimestre de 2024, mais de 80% dos varejistas reconhecem a importância da implementação de IA em seus negócios, já tendo investido na tecnologia ou não. Com a alta no índice de maturidade digital das empresas nacionais pós pandemia, a integração da Inteligência Artificial no varejo deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade para empresas se manterem competitivas. Empresas como a SoftExpert, fornecedora de softwares para gestão integrada, fomentam o movimento, contribuindo para a automatização, manutenção da competitividade e aumento na qualidade dos serviços prestados.
Utilizando as soluções da SoftExpert, a Vivara, por exemplo, integrou toda a sua rede de lojas, processos e corpo operacional, com armazenamento em nuvem, observando um aumento de 80% de solicitações e processos transacionados via ferramenta. Um dos desafios que a companhia buscava solucionar com a implementação do sistema era reduzir a quantidade de e-mails que circulam entre as áreas corporativas e as lojas, além de melhorar a rastreabilidade dos processos.
Os dados expressivos do case Vivara refletem a característica de alta flexibilidade da tecnologia, que permite sua incorporação em diversas operações, otimizando desde tarefas entre colaboradores até a coleta de dados dos consumidores para prever mudanças de comportamento de consumo e tendências de mercado. Por atuarem como um ecossistema, as ferramentas baseadas em IA se complementam, viabilizando a comunicação entre base de dados de consumo com softwares de proteção à transações financeiras ou geração de relatórios, antecipando mudanças na indústria, por exemplo. Com a adaptabilidade da IA, de acordo com o estudo Inteligência Artificial no Varejo, da Central do Varejo, 89% dos varejistas já relataram aumento na eficiência, acompanhados por aumento nas vendas (36%) e redução de custos (42%).
A transformação digital e, principalmente, a adesão da IA não é exclusividade de grandes empresas. Segundo levantamento da Oxford Economics, mais de 50% das pequenas e médias empresas têm a transformação digital como prioridade e 80% das empresas que adotaram as tecnologias as consideram vitais para o crescimento e sobrevivência dos negócios. No varejo, questões como gerenciamento de estoques e experiência do usuário, geralmente entraves iniciais em empresas menores, são facilmente superadas com tecnologias baseadas em IA, que elimina burocracias engessadas através da automação e proporcionam uma navegação mais fluida ao consumidor, desde o acesso aos produtos online até a comunicação para sanar dúvidas, obter informações e até recomendações personalizadas através de algoritmos inteligentes.
“O mercado brasileiro passou a visualizar e valorizar a extensa gama de possibilidades que a IA possui, solucionando dores de variados segmentos com precisão e rapidez. É, sem dúvida, um diferencial competitivo, pois, além de ser um investimento com grande retorno financeiro, garante segurança aos processos e dinamiza a experiência do cliente, garantindo a fidelização do mesmo”, comenta Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.