De acordo com o estudo “O Estado do Marketing” da Hubspot, profissionais do marketing buscam atingir mais de uma geração de tomadores de decisão.
O Brasil ocupa posições de liderança em escala global quando o assunto é interação e engajamento nas redes sociais. Em razão disso, 77% dos profissionais de marketing entrevistados para o “O Estado do Marketing no Brasil”, pesquisa recém-lançada pela HubSpot, querem alcançar Millennials e 76% querem engajar a Geração X — apenas 28% estão interessados em Baby Boomers.
As redes sociais são o principal canal de descoberta de produtos para a Geração Z e os Millennials — 31% dos consumidores afirmaram usá-las para encontrar respostas a perguntas, 17% dos usuários disseram já ter comprado um produto em alguma delas e 19% deles disseram ter enviado mensagem direta para o atendimento do cliente em 2023, um aumento de 45% em comparação a 2022. Na outra ponta, 87% dos vendedores das redes sociais dizem que elas são eficazes e 59% dizem que venderam mais nelas em 2023 do que em 2022.
O estudo ainda aponta quais redes tiveram melhor ROI (Returno of Investment) em 2024.
Complementando o estudo sobre as principais plataformas utilizadas no país mostra que 68% dos profissionais de marketing estão prevendo que o X resultará em mais sucesso do que o Threads em 2024.
O relatório da HubSpot é resultado de sondagens feitas em agosto de 2024. Ele revela, ainda, as principais tendências de marketing, tendo como pilares a conscientização, que explica a importância de se estabelecer relacionamento com o cliente para fortalecer a lembrança de uma marca; o engajamento, voltado a analisar como uma abordagem mais intimista junto ao cliente contribui para a tomada de decisão dele; a eficiência, que trata da importância da automação de processos para a execução de planos de marketing e o crescimento, dedicado a esmiuçar o peso do marketing de conteúdo orientado por dados nas vendas.
O estudo completo está disponível no site da HubSpot.
Fonte: Tudo acontece online e, quase tudo, nas redes sociais - Varejo S.A