Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Inadimplência desafia empresários e exige estratégias de cobrança

Publicada em: 28/08/2025 11:39 -

Pesquisa aponta que 42,91% da população adulta está endividada;

A inadimplência segue como um dos maiores desafios para os empresários brasileiros. Em um cenário de inflação elevada e crédito mais restrito, cresce o número de consumidores que não conseguem honrar seus compromissos financeiros, impactando diretamente o fluxo de caixa das empresas e dificultando investimentos e planejamento de longo prazo. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, mais de 71 milhões de pessoas estão com contas em atraso, o que equivale a 42,91% da população adulta do país.

O aumento de consumidores negativados traz riscos para empresas de todos os portes. Além de comprometer o recebimento de valores já vendidos, dificulta a concessão de crédito futuro e exige maior cuidado na análise de novos clientes. Especialistas destacam que estratégias de cobrança estruturadas podem ser determinantes para a recuperação dos valores devidos e para a preservação do relacionamento com o consumidor.

De acordo com Michel Felix, gerente de Produtos do SPC Brasil, o momento exige mais do que ações pontuais. “Hoje, cobrar com eficiência é atuar com estratégia. A inadimplência não é só uma questão de recuperação financeira, é também de relacionamento e inteligência de dados Por isso, desenvolvemos soluções que ajudam as empresas a agirem no tempo certo, com a abordagem certa e no canal mais efetivo”, afirma.

Estratégias para recuperar dívidas

Pensando nisso, separamos cinco estratégias efetivas que você pode aplicar na sua empresa para melhorar seus resultados com clientes inadimplentes:

  1. Recupere mais rápido quem cobra primeiro: quanto mais cedo a empresa iniciar ações de recuperação, maiores são as chances de receber o valor devido, além de menores os prejuízos.
  2. Implemente uma régua de cobrança eficaz: use diferentes canais de comunicação, com mensagens adequadas ao momento da dívida.
  3. Segmente os perfis de devedores: consumidores reincidentes, por exemplo, exigem abordagens específicas.
  4. Ofereça condições flexíveis: quanto mais fácil for o pagamento, maiores as chances de recuperação.
  5. Use dados a seu favor: automatize o processo e acompanhe indicadores de desempenho, tempo médio de recuperação e taxa de sucesso por canal.

Régua de Cobrança SPC Brasil: cobrar clientes não precisa ser uma dor de cabeça

SPC Brasil também oferece a solução Régua de Cobrança, que automatiza o relacionamento com o devedor em todas as fases da inadimplência, com inteligência e segmentação. Isso garante mais eficiência operacional e melhora significativa nos indicadores de recuperação.

Além da Régua de Cobrança, os clientes do SPC Brasil contam com a solução Registro Inteligente, que recupera até 77% das dívidas em até 30 dias. Isso é possível graças a um sistema inteligente que, ao realizar a negativação dentro da nossa plataforma, identifica automaticamente o canal mais eficaz para a cobrança, seja via SMS, e-mail ou carta. Dessa forma, a notificação é entregue de maneira mais rápida e eficiente, aumentando significativamente as chances de recuperação do crédito.

Quer que sua empresa esteja preparada para enfrentar a inadimplência? Conte com a força dos dados e a experiência de quase 70 anos do SPC Brasil para transformar os seus desafios de cobrança em oportunidades.

Fale com o SPC Brasil e solicite uma proposta agora mesmo!

Fonte: https://cndl.org.br/varejosa/spc-brasil-inadimplencia-atinge-mais-de-71-milhoes-de-brasileiros-e-pressiona-o-caixa-das-empresas/

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...