Para otimizar as perdas, para muitos lojistas, uma das principais preocupações é atuar na prevenção delas, que se torna mais crítica quando o volume de transações cresce exponencialmente
A Black Friday e o Natal, nas próximas semanas, são duas das datas mais aguardadas no calendário do varejo. Mas ambas também levantam um alerta entre os varejistas, especialmente com as perdas que podem ser geradas pelo aumento dos furtos, fraudes e erros operacionais, consequência direta do crescimento no fluxo de consumidores e a contratação de novos colaboradores, nem sempre experientes ou até mal-intencionados, que pode resultar em erros operacionais e furtos internos, respectivamente.
Para otimizar as perdas, para muitos lojistas, uma das principais preocupações é atuar na prevenção delas, que se torna mais crítica quando o volume de transações cresce exponencialmente. Hailton Santos, diretor comercial da Sesami, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e numerário, lembra que com o aumento considerável de consumidores, as lojas enfrentam um cenário de alta demanda por atendimento rápido e eficiente, o que, por sua vez, pode gerar erros humanos e falta de controle operacional, especialmente nas frentes de caixa. “Novos colaboradores sem experiência podem cometer erros simples, mas que, no conjunto, representam perdas significativas. Se a operação não estiver bem estruturada, esses erros são inevitáveis”, revela.
Santos alerta para a importância de adotar estratégias eficazes de prevenção de perdas. A falta de treinamento adequado, os processos de vendas apressados e a falta de monitoramento no PDV podem abrir brechas para falhas operacionais, furtos e fraudes, que podem gerar perdas significativas. “O furto interno também deve estar no radar, pois o varejo, nessa época do ano, contrata muitos trabalhadores temporários, muitos deles sem comprometimento e outros até mal-intencionados”, argumenta. Ele lembra que, na central de monitoramento da Sesami, as fraudes e erros operacionais registram um acréscimo de cerca de 25% na época das festas de final de ano.
A importância do apoio da tecnologia – Um ponto fundamental na mitigação de perdas é o uso de tecnologias avançadas, especialmente na frente de caixa e na gestão de numerário. A implementação de sistemas de checkout inteligente e monitoramento eletrônico no PDV não apenas acelera o processo de compra, mas também reduz a probabilidade de erros manuais e fraudes. Ferramentas de gestão de numerário, como terminais de autoatendimento e cofres inteligentes, garantem que o fluxo de caixa seja mais seguro e eficiente, prevenindo falhas e roubos durante o processo de pagamento e recebimento.
“Investir em tecnologia é mais do que uma tendência, é uma necessidade. Durante a Black Friday e o Natal, o aumento de transações em dinheiro pode ser considerável. Ferramentas de contagem automatizada são essenciais para minimizar os riscos”, explica Santos. “O impacto de um erro operacional pode ser muito maior do que se imagina, e a prevenção de perdas se torna ainda mais urgente nas datas de alto movimento”, completa.