Já reparou que os consumidores se sentem mais atraídos por produtos e serviços que estão vinculados a uma história? Isso acontece porque as pessoas compram de quem gostam, confiam e conhecem. “A razão é que as histórias têm o poder de chamar a atenção, conectar com a emoção e nos persuadir a agir”, explicou para a revista Forbes Candice Georgiadis, influenciadora e fundadora da Digital Day Inc, agência de mídia social e marketing na Califórnia.

A prática de contar histórias que capturam a essência de uma marca e que atraem seu público é conhecida como storytelling. Tem o objetivo de engajar o consumidor, com educação e entretenimento, e divulgar os produtos e serviços de uma maneira relacionável e memorável. É um caminho para acionar aspectos emocionais e psicológicos inconscientes que favorecem o negócio na hora da compra e venda.

“Contar histórias não é apenas uma jogada comercial. É uma habilidade necessária para empreendedores, empresários e líderes que desejam se destacar no mercado competitivo e barulhento de hoje”, reforçou criadora da Digiral Day.

Benefícios de contar histórias
Criar confiança e relacionamento com seu público: as histórias são um bom meio para mostrar a personalidade, valores e autenticidade da sua marca. Ao estabelecer esses elementos, a confiança entra em ação e os clientes começam a gostar de sua marca a partir daí.

Diferenciar a sua marca: contar histórias ajuda a destacar o que torna a sua empresa diferente e melhor das outras.

Criar conteúdo memorável e compartilhável: as histórias ajudam a chamar a atenção no meio de tanta concorrência. É o melhor meio de ser memorável e tornar o conteúdo viral.

Aumentar a lealdade e o engajamento: como as histórias estimulam as emoções do público, fazendo com que se importem com a mensagem da sua empresa, o storytelling pode ajudá-lo a aumentar as taxas de engajamento, retenção e fidelidade do usuário.

Gerar vendas e conversões: como as histórias influenciam as emoções das pessoas e trabalha o inconsciente, no momento da compra e venda, fica mais fácil de superar objeções e medos e de criar o senso de urgência e escassez.

Dicas
Confira 5 dicas de Candice Georgiadis para dominar o storytelling:

Conheça seu público e seus pontos problemáticos: pesquise e crie o perfil de seus clientes ideais e entenda suas necessidades, desejos, desafios, metas, desejos, medos, frustrações, aspirações e etc.

Defina sua mensagem principal e proposta de valor: esclareça o que você quer dizer e por que isso é importante para seu público. Qual é o ponto principal ou benefício da sua história? Use esta fórmula para responder:

[Sua marca] + [resolve o problema do seu público] + [com a sua solução]

Escolha o formato e o canal certos para a sua história: use diferentes tipos de histórias e formatos de mídia para diferentes propósitos e plataformas. Considere onde seu público fica on-line e qual conteúdo eles gostam e consomem.

Use a estrutura narrativa clássica (configuração, conflito e resolução):
– Apresente seus personagens (sua marca e seu público), a situação (o problema ou desafio de seu público) e o objetivo (o resultado desejado por seu público);
– Apresente os obstáculos ou dificuldades que os impedem de atingir seu objetivo (seus concorrentes, condições de mercado, questões internas e assim por diante);
– Mostre como seus personagens superam o conflito e alcançam seu objetivo (sua solução, proposta de valor e chamada para ação).

Incorpore detalhes sensoriais e emoções: use uma linguagem descritiva que atraia os sentidos e as emoções de seu público. Pinte uma imagem vívida de sua história em suas mentes. Use detalhes sensoriais que envolvam visão, audição, olfato, paladar e tato.

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